Estudante de direito aborda a importância do Legislativo na Tribuna

A universitária ressaltou que o envolvimento da população é essencial para fortalecer o sistema democrático.

Por Roman Raiter 15/08/2025 - 08:51 hs
Foto: Texto/foto: Fabiane Borges/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial
A estudante de direito da Uniasselvi, Priscila Pickler Carvalho, utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Indaial, nesta terça-feira (12), para apresentar um breve resumo de seu trabalho de conclusão de curso, que trata da relevância do Legislativo Municipal e da participação popular na política.

Em sua apresentação, Priscila lembrou que a democracia tem raízes na Grécia Antiga, onde os cidadãos participavam diretamente das decisões coletivas, influenciando o modelo adotado pelas democracias modernas. Ela alertou para uma crise de representação no Brasil, marcada pelo distanciamento entre eleitores e instituições. Segundo a estudante, “o contato com a política, em grande parte, só se dá na época das eleições”, o que contribui para aumentar a sensação de desconfiança.

A universitária ressaltou que o envolvimento da população é essencial para fortalecer o sistema democrático. Para ela, a falta de participação abre espaço para discursos radicais e para a defesa de regimes autoritários. Nesse sentido, elogiou iniciativas como a aproximação entre a universidade e a Câmara, permitindo que estudantes conheçam de perto o trabalho do Legislativo.

Priscila também destacou a importância do pluripartidarismo e da diversidade de ideias no debate político, apontando que a posição não deve ser vista como algo negativo. “A existência de diferentes linhas de pensamento e a oposição não é algo ruim, pelo contrário, proporciona riqueza do contraditório e o aprimoramento dos debates”, apontou.

Por fim, a estudante enfatizou que a pluralidade política é fundamental para evitar o autoritarismo e estimular soluções mais equilibradas. “A democracia depende do equilíbrio entre diferentes forças políticas, e o confronto de ideias, desde que seja respeitoso, fortalece a diversidade de posições, gerando debates mais profundos”, concluiu.  



Texto e foto: Fabiane Borges - Jornalista/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial